PMMT - EM MATO GROSSO O SOLDADO SE FORMARÁ COM NÍVEL SUPERIOR: Centro de Formação da PM é credenciada como ensino superior



Com uma nota de 4,3, sendo 5,0 a máxima no critério de avalição da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cfap) da Polícia Militar de Mato Grosso passa oferecer o Curso de Formação de Soldados (CFSD) em nível superior tecnólogo, sendo a única no Brasil a possibilitar ao policial soldado o título de tecnólogo em segurança pública, após a conclusão do curso de Tecnólogo em Segurança Pública.

De acordo com a classificação dos Institutos de Ensino Superiores (IES) de Mato Grosso, com essa nota, o Cfap ficou a frente de instituições de ensino renomadas do Estado, cujas médias ficam em torno de 2,0 e 3,0. O ranking está disponível no site www.fucape.br.

Além dos novos alunos soldados, explica comandante do Cfap, Ridalva Reis de Souza, “a Polícia Militar também irá promover àqueles que já formaram em anos anteriores, o seu nivelamento, com aplicação de prova prática, em que irá aproveitar todos os cursos, até então, feitos pelo policial, com o objetivo de também certificar esse profissional com o título de tecnólogo em segurança pública”.

A assinatura do termo de credenciamento do Cfap como Instituto de Ensino Superior (IES) foi realizada na tarde desta sexta-feira (06-06), no gabinete do Comando Geral da PM, em Cuiabá. São parceiras nessa iniciativa de promoção e nivelamento dos praças no ensino superior, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec) e a Polícia Militar, por meio da Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa (Deip) e Cefap.

Para o secretário de Segurança, Alexandre Bustamante dos Santos, “mais uma vez a Polícia Militar inova em possibilitar ao profissional o título em ensino superior”. Segundo o comandante geral da PM, coronel Nerci Adriano Denardi, “esse ato de assinatura demonstra o empenho com que a comissão responsável pela iniciativa de credenciamento da nossa unidade de ensino. É um momento importante para toda a instituição, que mostra que a PM está engajada na promoção dos nossos policiais”.

Estiveram presentes na cerimônia de assinatura todos os presidentes das Associações de Oficiais e de Praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militares de Mato Grosso. Para o representante da Associação dos Sub-tenentes e Sargentos (Assoade), Luciano Esteves Correa Costa, “essa iniciativa do comando é extremamente posivitiva. Pois, o profissional que tem interesse em fazer um curso tecnólogo teria aí uns dois anos em média para concluir o curso. Com esse aproveitamento curricular, ele poderá reduzir essa carga horária em até seis meses. O que vai contemplar a grande maioria daqueles que já estão na carreira militar há anos”, avaliou o sargento Esteves.

Assessoria/PM-MT