MT: Polícia apreende avião com cerca de 400 quilos de cocaína

Polícia apreende avião com cerca de 400 quilos de cocaínaA Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso apreendeu uma aeronave monomotor Cessna 2662, com cerca de 400 quilos de cocaína pura, já refinada, em uma fazenda na região de Rosário Oeste (128 km a Oeste). O piloto do avião, um boliviano que se identificou como José Carlos Fernandez, fez um pouso forçado depois de uma pane seca.

Os funcionários da fazenda ao avistarem a aeronave, abordaram o boliviano que se embrenhou no mato, após confessar que avião transportava a droga vinda da Bolívia. A Polícia Civil apurou que a droga saiu da cidade de Pando, no extremo norte da Bolívia.

A Polícia Civil foi acionada e equipes da Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE), Gerência de Operações Especiais (GOE), Companhia Integrada de Operações Aéreas (CIOPaer), Delegacia de Rosário Oeste, e Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) se deslocaram até a fazenda, distante a 200 quilômetros de Cuiabá.

No local, os policiais constataram que o avião carregava sacos plásticos com 356 tabletes de cocaína pura. A droga será trazida para Cuiabá e pesada no Instituto de Medicina Legal (IML), onde também o delegado Gustavo Garcia Francisco passará mais detalhes à imprensa.

O delegado da Delegacia Rosário Oeste, Wagner Bassi, que esteve na fazenda, informou que
possivelmente a droga seria deixada em uma outra fazenda nas proximidades.

O piloto do avião foi preso em flagrante e vai responder por tráfico internacional de drogas. Com ele foi apreendido uma pistola 9 milímetros, cerca de mil doláres e dinheiro boliviano.O flagrante será feito na Polícia Federal.

A aeronave também foi apreendida por ser produto do tráfico de drogas.O CIOPaer ficará responsável pela remoção do avião para Cuiabá, que ficará no pátio do CIOPaer. Policiais do GOE ficarão na fazenda fazendo a segurança e guarda da aeoronave até sua remoção.

O prejuízo para os traficantes está estimado em R$ 6 milhões. Em 2012, a Polícia Judiciária Civil apreendeu mais de 1.250 quilos de drogas no Estado de Mato Grosso. Com esta apreensão, já são mais de 1 tonelada e meia de drogas.

Comentários