cias.r7.com Advogado se exalta com detenção de cliente e ‘dá’ voz de prisão à delegada

O advogado Júlio Lima deu voz de prisão à titular da Delegacia Especializada em Crimes Contra Mulheres (DECCM), Ketlen Gama, na tarde desta terça-feira (2), em Manaus . Ele trabalhava na defesa de um homem suspeito de agredir e manter a esposa em cárcere privado, e alegou que a oficial cometia abuso de autoridade.

A sogra do homem de 25 anos denunciou o esposo da filha por cárcere privado. Segundo ela, a vítima estava presa desde a madrugada do sábado (29).

Na residência do casal, investigadores da Polícia Civil encontraram a esposa do suspeito trancada em um quarto, com os cabelos cortados e hematomas. A vítima disse que havia sofrido um acidente e por isso apresentava as marcas, mas a polícia acredita que ela mentia para acobertar o marido, com quem tem um filho. O homem foi preso.

Na delegacia, o advogado tentou abordar a vítima, mas foi impedido pela titular. Exaltado, ele afirmou que a oficial estava cometendo os crimes de abuso de autoridade e invasão de domicílio. “As autoridades imediatamente superiores a ela, o corregedor, poderão ou não lavrar o auto de prisão em flagrante porque esse ato dele é discricionário e mais adiante no âmbito do poder judiciário, o juiz apurará se houve prevaricação ou não por parte da autoridade que deixou de lavrar o flagrante”, explicou Júlio Lima.

Ketlen Gama afirmou que não se sentiu intimidada pela atitude do advogado. “Na verdade, eu ri. Achei um absurdo, porque o delegado tem a liberdade de prender ou não, havendo indícios suficientes de autoria e materialidade. Ele tem a sua decisão, e eu tinha decidido por ‘flagranteá-lo’ pelo crime de cárcere e lesão corporal”, relatou.

O advogado contatou o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE/AM) e a Corregedoria da Polícia Civil. No entanto, isto não impediu a prisão do suspeito, que segue detido e deverá ser encaminhado na quarta-feira (3) à Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa, no Centro de Manaus. Ele já tinha passagem na polícia pelo crime de tráfico de drogas.

A delegada afirmou ainda que entrará com representação oficial contra Júlio Lima na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Polícia Civil divulga nota em favor de delegada e chama advogado de ‘leviano’

Na noite desta terça-feira (2), a Polícia Civil enviou nota à imprensa em favor da delegada titular da Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher, Kethleen Araújo Calmont Gama. Confira a nota na íntegra.

 “A Polícia Civil do Estado do Amazonas informa que, referente ao ocorrido na Delegacia Especializada em crimes contra a mulher, na tarde desta terça-feira, 02, envolvendo a Delegada Titular Kethleen Araújo Calmont Gama, o Advogado Júlio Joaquim Lima, com ânimos exaltados, agiu de forma inadequada, sem fundamentos éticos tentando intimidar a autoridade que ora conversava com o mesmo.

Júlio Lima tentou de forma leviana, impedir a Delegada de realizar a lavratura do auto de prisão flagrante do seu cliente, se utilizando de artifícios manipuladores dos órgãos de segurança.

O advogado citado, inconformado e de forma equivocada, deu voz de prisão a Delegada e entrou em contato com a Corregedoria de Polícia para tentar denegrir a imagem da exemplar profissional. A Corregedoria por sua vez, esteve presente na Delegacia e ao ouvir os relatos a autoridade policial que, de fato possui a atribuição fulcrada no ordenamento jurídico, para dar ordem de prisão, manifestou apoio à Delegada.   

A profissional irá entrar com representação junto a Ordem dos Advogados do Brasil- secção Amazonas (OAB-AM) para as devidas providências.

A Polícia Civil do Estado do Amazonas lamenta o ocorrido e manifesta aprovação a conduta da Delegada fundada em atribuições legais e éticas.?

www.delegados.com.br

Comentários