1º Encontro Nacional de Ensino Superior e Pesquisa Policial Militar (Enesppm) encerra com sucesso em Mato Grosso (14 ESTADOS PARTICIPAM)

http://www.pm.mt.gov.br/painel/ami/noticia/121018030841_2.jpg


Foi realizado na manhã desta quinta-feira (18), no auditório do Hotel Fazenda Mato Grosso o encerramento do 1º Encontro Nacional de Ensino Superior e Pesquisa Policial Militar (Enesppm). No último dia de evento os participantes acompanharam a palestra sobre “A Importância da Pós-Graduação na formação do Profissional de Segurança Pública”, com as doutoras, Professora titular da Universidade Metodista de Piracicaba, Drª Graziela Oste Graziano, com  doutorado em Administração pela Universidade Nove de Julho e com a professora titular do Instituto Educacional Piracicabano Drª Valéria Rueda Elias Spers com Doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica - PUC de São Paulo.

O 1º Enesppm teve duração de quatro dias de programação, que começou na segunda-feira (15), e contou com temas de ensino superior militar colocados em pauta, eixos relacionados à doutrina na formação, as diretrizes de ensino superior policial militar, gestão acadêmica, e outros não menos importantes, com o transcorrer de palestras, houve também exposição de trabalhos e discussões. Participaram além da PMMT, polícias militares de Pernambuco, Distrito Federal, Amazonas, Paraná, Rio de Janeiro, Tocantins, Minas Gerais, Goiás, Paraíba, Alagoas, Maranhão, Pará, Santa Catarina, Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina e Brigada Militar do Rio Grande do Sul.

O encontro buscou  ainda o respeito pelo acesso à particularidade de cada Academia de Polícia Militar do Brasil, a valorização do corpo docente das escolas de formação de oficiais, a busca de contribuições de pesquisas, bem como o discutir os parâmetros e perspectivas do ensino superior policial militar, estimulando as escolas militares a buscar e desenvolver alternativas aos atuais processos de formação frente às demandas pós-modernas.

O comandante da Academia Senador Armando Melo, coronel da Polícia Militar de Alagoas Paulo Sérgio França Lopes, o encontro foi uma iniciativa muito importante para a educação militar, houve discussões de cunhos abrangentes, e elogiou o excelente nível de receptividade para as co-irmãs. “Era um tema recorrente do cotidiano policial, onde com o 1º Enesppm, foi possível debater e discutir o melhor para a PM. A organização está de parabéns, dignos de excelentes notas, as corporações foram bem recebidas e receberam todo apoio necessário para colocar em prática os temas em pautas”, disse ele.

A drª Graziela agradeceu o convite, e espera que os temas abordados não deixem de ser discutidos. “Esperamos que este conhecimento socialize e que possa ser passado adiante, que possa ser debatido mais vezes, como uma troca de valores e experiências, foi maravilhoso eu poder ter participado deste grande encontro”.

A doutora Valéria disse que sai do encontro conhecendo melhor a polícia, e que os temas discutidos nesses quatro dias, devem ser levados as universidades e outros meios para que a população também possa conhecer melhor a PM. “Agradeço o convite, pois o encontro gera conhecimento não só para a polícia como para a sociedade, temos que tirar essa imagem de truculência da PM, e mostrar que atrás da farda tem um humano como qualquer outra pessoa, e que as discussões devem ser levadas adiantes a fim de aproximar sociedade e polícia e consequentemente tendo uma interação no âmbito educacional militar”, enfatizou Valéria.

O coronel da reserva Almir Baliero,mediador do debate realizado hoje pela manhã, destacou o papel da sociedade também, sobre a responsabilidade de cada um. “O trabalho de cada um é importante, antes de falarmos sobre a instituição devemos saber o que estamos fazendo para mudar a realidade, a responsabilidade é de cada um. Parabéns pelo evento e estou disposto sempre a participar de discussões que visam o bem geral da sociedade”, ponderou o coronel.

Em sua fala o diretor da DEIP, responsável pelo evento coronel Valdivino Tavares Pimentel, agradeceu a participação de todos, e que esta muito feliz com o resultado alcançado neste primeiro encontro. “Agradeço a oportunidade que nos foi dada, esse  é um momento de agradecimento a toda equipe, delegações, participantes, policiais, enfim agradecer a todos por fazer do encontro um marco para a história da Polícia não só da PMMT mas como das co-irmãs que estiveram presentes com uma efusiva participação com novas ideias a fim de melhorar e ser preparada cada dia mais, a fim de dar uma resposta muito mais eficiente a população”, finalizou o coronel Valdivino.

Assessoria / PM-MT

Comentários