Aeronave não tripulada, VANT faz voo de apresentação em Foz do Iguaçu.

 Na tarde da quinta-feira (10/11), foi feita em Foz do Iguaçu (PR) a apresentação pública do veículo aéreo não tripulado (VANT). Em funcionamento desde setembro, a aeronave de observação é uma ferramenta de inteligência utilizada no combate ao crime organizado e ao tráfico de armas e drogas. A Polícia Federal é a primeira força policial do mundo a adotar o equipamento, antes restrito a forças militares.

O VANT já está em atuação na Tríplice Fronteira (Brasil, Paraguai e Argentina). Com capacidade de voo de 37 horas ininterruptas, o veículo equipado com câmera diurna e noturna capta imagens a uma altitude de 30 mil pés (cerca de 10km).

O Brasil tem 16 mil Km de fronteiras terrestres entrecortadas por florestas, terras indígenas, pequenos aglomerados urbanos.

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que acompanhou a apresentação, afirmou que falar em proteger um país com essas características é falar de um grande desafio. “E não se vencerá esse desafio, sem desenvolvimento tecnológico”, destacou. A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, o diretor-geral da Polícia Federal, Leandro Daielo, e o diretor-geral da Itaipu Binacional, Jorge Miguel Samek também participaram da demonstração.

A previsão de orçamento, até 2014, é de R$ 600 milhões para quatro ações: tecnologia de ponta, compra de bases aéreas, capacitação e aquisição de centros de controle.

Além de atuar como ferramenta na estratégia de segurança pública do governo federal, o VANT também será utilizado nos grandes eventos que o país sediará, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016

Fonte: Site Ministério da Justiça

Comentários