SEGURANÇA NA COPA: Nova secretaria alinha com estados e municípios a segurança da Copa

A Reunião de Alinhamento de Segurança Pública e Reunião da Câmara Temática – Copa do Mundo de 2014 foi realizada na sexta-feira (23/9) em Porto Alegre (RS). Esse primeiro encontro – promovido pela Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça – teve o objetivo de promover a interlocução entre os governos federal, estadual e municipal para balizar o planejamento e a execução dos esforços de segurança pública relacionados à Copa do Mundo de 2014. Foram apresentados também os principais pontos do planejamento federal para os grandes eventos que serão realizados nos próximos anos no Brasil.

“A coluna vertebral de todo o nosso planejamento é a integração. Integração entre os níveis de governo e a integração do sistema de segurança brasileiro à segurança internacional. O profissionalismo do Brasil vai gerar o nosso legado para a Segurança Pública”, declarou José Ricardo Botelho, secretário Extraordinário de Segurança para Grandes Eventos.

A câmara se pauta pela proposição de políticas públicas e soluções técnicas eficientes e transparentes que garantam um legado alinhado aos interesses estratégicos do país e ajudem a garantir uma melhor posição do Brasil no cenário internacional.

Entre as principais medidas federais foram anunciadas a implantação dos 14 Centros Integrados de Comando e Controle (doze nas cidades-sede e dois nacionais, em Brasília e no Rio de Janeiro), a integração entre os três níveis de governo para a concretização do planejamento necessário.

Outros pontos fundamentais são a capacitação dos profissionais em assuntos estratégicos para as atividades de segurança em Grandes Eventos, a transferência de conhecimentos de outros países no assunto e a integração dos sistemas computacionais de segurança nacionais e estaduais ao sistema da Interpol, que reúne 188 países.

As reuniões da Câmara Temática serão realizadas a cada dois meses de forma itinerante: a cada edição numa diferente região brasileira, num dos estados-sede da Copa do Mundo. Em cada encontro, os estados daquela região do país apresentam seu planejamento e ações em andamento. Paraná e Rio Grande do Sul apresentaram suas iniciativas na primeira edição.

As reuniões também são importantes para o Ministério da Justiça acompanhar a execução dos planos de estados e municípios para a Copa do Mundo do Brasil.

Capacitação profissional

A intenção do Ministério da Justiça é que as academias de polícia dos estados se tornem centros de excelência num determinado assunto relacionado, como policiamento em grandes eventos e idiomas, para citar alguns exemplos. Os policiais de todo o país poderão receber treinamento nesta unidade especializada.

A integração (entre os estados; dos estados com o Governo Federal; do Brasil com os outros países, inclusive sul-americanos) e modernização dos recursos tecnológicos da segurança pública nas três esferas são linhas fundamentais da preparação do Brasil. Essa modernização ficará como legado para o país.

Outro ponto de discussão foi o Caderno de Atribuições, que estabelecerá as responsabilidades de cada nível de governo e instituição pública no cumprimento do planejamento, que respeitará as peculiaridades de cada estado.

Fonte:  Ministério da Justiça

Comentários