MT: Sejudh inaugura nova instalação do Albergue Feminino de Várzea Grande

  
O Governo de Mato Grosso registra mais uma importante conquista no Sistema Penitenciário, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh). Dessa vez o município contemplado foi Várzea Grande, que a partir de 27.04, passa a contar com novas instalações para a casa do Albergado Feminino “Vida Nova”.

Presente à cerimônia de inauguração, o secretário da Sejdh-MT, Paulo Lessa, destacou que o momento era de alegria porque o imóvel, com capacidade para abrigar até 50 reeducandas em regime de albergue, oferece excelentes condições de atendimento, fator que valoriza a dignidade humana e favorece a reintegração das assistidas ao meio social.

O secretário revelou que a Sejudh se esforçou ao máximo para conseguir locar um imóvel com as características necessárias a esse tipo de atendimento e nesse sentido agradeceu o empenho direto do secretário adjunto de Administração Penitenciária, tenente-coronel Clarindo Alves de Castro e da assessora Especial Geyza Biancooni.

Paulo Lessa anunciou que a unidade contará, em caráter experimental, com o “Modulo de Respeito” - programa Inspirado em modelo semelhante desenvolvido no Sistema Penitenciário de Goiás. “As reeducandas inseridas no programa tornam-se responsáveis pelo ambiente que as acolhe e nessa direção desenvolvem ações visando o respeito mútuo, a manutenção da ordem e os cuidados com o patrimônio público.”, explicou.

Prestigiando o evento, o juiz Abel Balbino Guimarães, da Vara de Execução Penal de Várzea Grande, valorizou o esforço da Sejudh para tender o pedido do Poder Judiciário. “ Reconheço que essa inauguração ocorre pelo empenho direto da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, comandada pelo secretário Paulo Lessa”, observou.

ALCANCE SOCIAL

O magistrado destacou o avanço que o novo albergue representa para a ressocialização das reeducandas e citou outra ação da Sejudh desenvolvida em Várzea Grande com esse objetivo: o projeto “Escola Limpa”, fruto de parceria com a Prefeitura Municipal, viabilizado pela Fundação Nova Chance (Funac). O projeto emprega reeducandos da cadeia de Capão Grande nos trabalhos de manutenção das escolas municipais.

ALBERGUE FEMININO

O albergue antigo teve as atividades paralisadas em dezembro de 2011 em função da fragilidade das instalações. Oferecia 27 vagas e atendia na ocasião 30 reeducandas. A nova unidade oferece 50 vagas e comporta ampliação. O imóvel dispõe de seis dormitórios espaçosos equipados com beliches, treliches e diversos banheiros, além de ampla área para administração, refeitórios e quintal. A gerência da unidade está a cargo da servidora Elisete Glória de Souza.

Marcaram presença na solenidade de inauguração autoridades do Poder Executivo, Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública Estadual, Fundação Nova Chance e Sistema Penitenciário.

Fonte: Assessoria/Sejudh

Comentários