MT: Secretário de Segurança de Mato Grosso discute implantação de Comando Regional da PM e Delegacia Regional em Primavera do Leste



O secretário de Estado de Segurança Pública, Diógenes Curado Filho participou, nesta sexta-feira (30.09), em Primavera do Leste, da audiência pública que discutiu a instalação do Comando Regional da Polícia Militar e da Delegacia Regional da Polícia Judiciária Civil no município.

Primavera do Leste com uma população de mais de 52 mil habitantes e passa por um acelerado processo de desenvolvimento. A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) oferece para o município um Batalhão da Polícia Militar, uma Delegacia Municipal e uma Delegacia de Roubos e Furtos, sendo o batalhão subordinado ao Comando Regional da Polícia Militar de Rondonópolis e as duas delegacias à Delegacia Regional da Polícia Judiciária Civil de Rondonópolis.

Para o deputado Luizinho Magalhães, que presidiu a audiência pública, o debate é mais uma das ações que a Assembléia Legislativa procura desenvolver para ajudar o Estado a melhorar a segurança pública. "Rondonópolis se responsabilizou pela segurança de mais de 20 cidades durante 20 anos, agora queremos que Primavera assuma essa responsabilidade e tenha um Comando Regional da Policia militar e uma Delegacia Regional na cidade", disse.

O prefeito de Primavera do Leste, Getúlio Viana, se disse orgulhoso ao ver a participação dos moradores na audiência e acredita que "Primavera do Leste é uma cidade que está crescendo e que merece a instalação das duas unidades de polícia", ressaltou.

O secretário de Estado de Segurança Pública, Diógenes Curado Filho, concordou com a afirmação do prefeito e completou dizendo que Primavera do Leste se tornou um polo no Estado e com a instalação do Comando Regional e a Delegacia Regional o município vai crescer ainda mais. "A Sesp vai encaminhar o pedido para o governador Silval Barbosa", afirmou.

Conseg

Durante a audiência pública, o secretário Diógenes Curado deu posse aos novos membros do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Primavera do Leste.

Os Consegs são entidades privadas, sem fins lucrativos, não remunerados, de apoio as policias estaduais nas relações com a comunidade para a solução integrada dos problemas de segurança pública.

Mato Grosso conta hoje com 175 Conselhos Comunitários de Segurança com no mínimo 13 membros da comunidade e ainda com representantes do sistema de segurança pública.

Segundo o presidente do Conseg de Primavera do Leste, Francisco Carlos Machado, a intenção do conselho é envolver a comunidade. "Sem a participação dos moradores nós não conseguimos fazer nada. Vamos reunir a sociedade para discutir melhorias para a segurança pública do nosso município", disse.

Após a audiência pública, o secretário conheceu as novas instalações da Delegacia de Roubos e Furtos da cidade.

Fonte: Site 24 Horas News/MT

Comentários