Medicamento à base de nalmefeno age mais rapidamente e tem efeitos mais duradouros quando comparado à naloxona, comumente usada para reverter overdoses relacionadas a opioides
A Food and Drug Administration (FDA), órgão dos Estados Unidos semelhante à Anvisa no Brasil, aprovou o spray nasal da Opiant Pharmaceuticals para reverter overdoses relacionadas a opioides, expandindo as opções de tratamento no país que enfrenta uma crise que já matou centenas de milhares de pessoas.
Espera-se que a aprovação do spray para uso em adultos e pessoas com 12 anos ou mais reforce os tratamentos de dependência da farmacêutica britânica Indivior, que recentemente adquiriu a Opiant em um negócio no valor de US$ 145 milhões.
O spray, que será vendido sob a marca Opvee, é um medicamento à base de nalmefeno que age mais rapidamente e tem efeitos mais duradouros quando comparado à naloxona, um medicamento comumente usado para reverter overdoses relacionadas a opioides.
O medicamento estará disponível mediante receita médica e destina-se ao uso em serviços de saúde e em ambientes comunitários, disse a agência.
A aprovação ocorre quase dois meses depois que o regulador de saúde dos EUA aprovou a venda sem receita do spray nasal Narcan da Emergent Biosolutions, que é um medicamento à base de naloxona usado para reverter overdoses de opioides.
A Opiant é a proprietária original da Narcan e recebeu um pagamento de royalties da Emergent sobre as vendas do produto até o final do ano passado.
Por CNN Brasil
Comentários
Postar um comentário