Até a final do Mundial, que acontece neste domingo (13), cerca de 500 integrantes atuarão nas ações de segurança
Rio de Janeiro, 9/7/14 – A Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ) dobrou o efetivo da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) no Rio de Janeiro para a última semana da Copa do Mundo. Até a final do Mundial, que acontece neste domingo (13), cerca de 500 integrantes atuarão nas ações de segurança. O envio de tropas é baseado no planejamento operacional integrado, definido anteriormente pelo Ministério da Justiça e Ministério da Defesa, com as ações nos estados que receberam as partidas do campeonato.
Equipes da Força Nacional com cerca de 150 integrantes também estão de prontidão em Brasília. Elas serão acionadas caso haja um deslocamento necessário.
No Rio de Janeiro, grupos da Força realizam patrulhamento com ações na Linha Amarela, Linha Vermelha, auto-estrada Lagoa da Barra, Avenida Niemeyer, viaduto Paulo de Frontin, Túnel Rebouças e Francisco Bicalho.
Há um trabalho específico também nas estações de metrôs: na Praça Cardeal Arco Verde, Siqueira Campos, Cantagalo Central do Brasil, Copacabana, Saens Pena, São Francisco Xavier, Carioca e Cidade Nova e em trabalhos integrados com a Polícia Rodoviária Federal.
Segundo o tenente-coronel Américo Gaia, coordenador da operação no Rio de Janeiro, a ação planejada tem como objetivo desenvolver o policiamento ostensivo, típico da Polícia Militar, nos pontos estratégicos da capital fluminense.
Ainda há ações que constam na Operação Pacificadora II, com a realização de policiamento na comunidade de Santa Amaro, 24 horas por dia, com trabalhos sociais e atividades laborais realizadas por 108 bombeiros da Força Nacional.
Além do Rio de Janeiro, a Força Nacional também atuou, durante a Copa, no trabalho preventivo de segurança em Natal (RN) e Cuiabá (MT), cujos governadores solicitaram o apoio das tropas federais. Além do suporte direto a essas capitais, tropas participam de operações em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) em seis estados: Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso, Bahia e Rio de Janeiro.
Ministério da Justiça
Curta facebook.com/JusticaGovBr
www.justica.gov.br