Policiais estrangeiros darão suporte ao esquema de segurança na Copa

 Segundo assessor da Secretaria de Segurança para Grandes Eventos, torcedores de outras nacionalidades terão primeira abordagem feita por agentes de seus países.


Em audiência pública promovida, na manhã desta terça-feira (24.04), pela Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência do Congresso Nacional e pelas comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara e do Senado, José Gomes Neto, assessor da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça, deu detalhes da preparação do país para receber a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014.

Segundo Monteiro, agentes estrangeiros, sem poder de polícia, atuaram com colegas brasileiros para fazer a primeira abordagem de turistas de seus países. “Se tivermos uma ocorrência envolvendo um cidadão alemão, por exemplo, terei um policial alemão fardado, sem poder de polícia, mas que fará o primeiro contato, até por causa do idioma. E ele estará acompanhado por um policial brasileiro”, explicou.
Inteligência

O assessor ainda detalhou as ações de inteligência, que envolverão obter informações de torcedores estrangeiros com histórico de atos de violência em seus países. “A presença de torcedores violentos no Brasil, com um histórico de violência em seus estádios, não é interesse nosso a presença deles por aqui. Por isso, já estamos solicitando as informações sobre essas pessoas aos outros países”, afirmou.

Sobre o legado que os grandes eventos deixarão na área de segurança, Monteiro lembrou da integração entre as forças de segurança pública do país. “Termos a integração dos bancos de dados federais e estaduais, para que o policial, que está nos postos de fronteira, possa adotar as medidas necessárias para controlar as pessoas que querem entrar no país. E também para que os policiais, que estão na ponta, fazendo a segurança nos grandes eventos, também possam identificar, tanto o brasileiro, quanto o estrangeiro, mais rapidamente”, disse.

“Temos que sair desses grandes eventos com as forças de segurança integradas, esse é o grande legado que o Ministério da Justiça quer deixar ao país. Temos que aprimorar a segurança pública que se faz hoje em dia no Brasil”, completou.

Fonte: Portal da Copa 2014 do Governo

Comentários