Carro com produto radioativo é encontrado na Zona Norte do Rio

Segundo a polícia, cápsula com Selênio 75 não foi danificada

Carro com produto radioativo é encontrado

RIO - O veículo equipado com produto radioativo que havia sido roubado no último sábado, na Pavuna, foi encontrado pela Polícia Militar no início da madrugada desta terça-feira. O automóvel estava abandonado em um dos acessos à Cidade Alta, em Cordovil, na Zona Norte. Segundo a polícia, a carga de Selênio 75 não foi mexida e não sofreu danos.

Segundo a PM, uma denúncia anônima com a localização do veículo foi feita por volta das 0h30m pelo telefone ao 16º BPM (Olaria). Policiais da unidade foram deslocados até a Rua Ministro Pinto da Luz e confirmaram que a placa e descrição do veículo eram as mesmas do carro roubado. Os agentes acionaram os bombeiros da região, que por sua vez solicitaram a presença do Grupamento de Operações com Produtos Perigosos (GOPP), que verificaram se a carga estava no veículo.

Os militares do GOPP e funcionários da Arctest Serviços de Inspeção e Manutenção Industrial, empresa proprietária do veículo, mediram o nível de radiação e constataram que estava normal. Após esse procedimento, que é padrão, o grupo removeu o banco traseiro do carro e retirou o compartimento com o produto químico. Segundo os bombeiros, o carro estava aberto. A única parte trancada era o porta-malas. A chave não foi localizada.

De acordo com João Carlos Videira José, diretor comercial e sócio da Arctest, os homens que roubaram o carro não tocaram no equipamento. Fato que os tranquilizou, já que a maior preocupação das autoridades era de que o Selênio 75 entrasse em contato com humanos e com o ambiente:

- O equipamento foi encontrado em perfeitas condições e já foi liberado, pois não oferecia riscos. Os próprios bandidos que roubaram o carro não sofrerão danos porque a cápsula não foi mexida.

Membros do Instituto de Radiologia e Dosimetria do Conselho Nacional de Energia Nuclear também estiveram no local e confirmaram que a carga e a radiação nos arredores onde o veículo foi encontrado estavam normais. O produto foi liberado para ser levado de volta para a filial da empresa, em Duque de Caxias. Já o carro foi encaminhado para a 38º DP (Brás de Pina), para que o registro de ocorrência de localização do veículo roubado fosse realizado.




Comentários