SISTEMA PRISIONAL: Rio Grande do Sul é o único a apresentar projetos sobre presídios


     
A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) do Rio Grande do Sul apresentou projetos sobre a criação de vagas prisionais solicitados pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), órgão do Ministério da Justiça. A Superintendência gaúcha foi a única no Brasil a cumprir o prazo legal. No entanto, o governo federal ampliou o período para 31 de janeiro de 2012 para que os outros estados possam se habilitar.

O Depen tem como principal objetivo retirar os presos de delegacias de polícia em todo o Brasil. A situação, no entanto, não é a realidade do Rio Grande do Sul, que há mais de 30 anos não tem presos em distritos policiais.

O superintendente da Susepe, Gelson Treiesleben, faz questão de salientar que, na atual gestão, há uma nova concepção de projeto, que prioriza espaços para a reinserção social, como trabalho e educação nos presídios, além de melhorar as instalações e a segurança, com redução de custos para o Estado. Treiesleben ressalta que a instituição tem definido políticas claras para o sistema prisional e que a Susepe continua buscando a ampliação de recursos. ‘‘Temos um déficit de nove mil vagas, e precisamos trabalhar para a redução’’, conclui.

Projetos

Os projetos apresentados ao Depen visam à criação de vagas, principalmente femininas, em diversas unidades no RS: Presídio Feminino de Rio Grande - 282 vagas de regime fechado (supre as necessidades na Região Sul do Estado); Presídio Feminino de Passo Fundo - 282 vagas de regime fechado (atende as necessidades na Região do Alto Uruguai); Presídio Masculino de Alegrete - 256 vagas de regime fechado e 80 vagas femininas de regime fechado (outra unidade); Presídio de Taquara (ampliação) - cria 48 novas vagas de regime fechado.

Todas estas obras serão realizadas em terrenos onde já existem os atuais presídios.

Secretaria de Comunicação Social da Susepe-RS.


DELEGADOS.com.br

Comentários