GREVE DA PC - MT COMPLETA 60 DIAS: A situação ficou caótica no Estado de Mato Grosso e Governador cortará 100% dos salários se policiais não retornarem ao trabalho. Polícia Militar assume procedimentos de autoridade judiciária. PM faz Auto de Prisão em Flagrante Delito, como também atua como escrivão "ad-hoc".

Silval cortará 100% dos salários se policiais não retornarem ao trabalho


O governador Silval Barbosa (PMDB) optou por uma postura mais drástica, na manhã desta sexta-feira (2), para ‘obrigar’ os investigadores e escrivães da Polícia Civil retornaram aos trabalhos em um prazo de no máximo 24 horas. O peemedebista afirmou que irá cortar 100% dos salários caso os policiais não retomem as atividades e determinou o recolhimento de todas as armas e viaturas utilizadas pelos agentes.

A medida enérgica foi anunciada agora pela manhã, após o governador se reunir com a cúpula da segurança pública do estado e representantes de todos os Poderes. Os policiais civis recusaram a proposta ofertada pelo governo e estão com o efetivo integralmente paralisado desde essa quinta-feira (1).

A Procuradoria Geral do Estado (PGE) deve acionar todos os policiais civis para que retornem aos trabalhos em 24 horas. Caso contrário, investigadores e escrivães sofrerão corte de 100% no salário; abertura de procedimento administrativo disciplinar; devolução de armas e viaturas; convocação dos aprovados em concurso público que já concluíram mais da metade do curso de formação; abertura de novo concurso público, além da retirada de todas as propostas ofertadas pelo governo.

O peemedebista disse ainda que deu total autonomia para a Polícia Militar realizar todos os procedimentos, por meio de jornadas voluntárias, inclusive com recebimento de salários extra. Segundo Silval, a medida não é ilegal, por se tratar de uma situação emergencial e extraordinária. Ele ressaltou que caso os policiais civis insistam na paralisação, irá acionar o Governo Federal. “Se precisar vou requisitar Força Nacional e acionar o Governo Federal, não vou hesitar, caso o corpo técnico avalie necessário. Não vamos deixar a nossa sociedade desguarnecida”, finalizou.

Policiais militares devem assumir função de escrivão 'ad hoc'

De Rondonópolis - Débora Siqueira
Foto: ReproduçãoPoliciais militares devem assumir função de escrivão 'ad hoc'
Os policiais do setor administrativo de Rondonópolis devem assumir, se necessário, a função de escrivão “adoc” nomeado pelo delegado da Polícia Civil para ajudar nos casos de prisões em flagrante. A medida deve ser tomada em todo o Estado, com a paralisação de 100% dos trabalhos de investigadores e escrivães, conforme reunião realizada entre o governador e os chefes das polícias civil e militar.





PM efetua 1º flagrante em função da greve dos policiais civis

De Barra do Garças - Ronaldo Couto
PM efetua 1º flagrante em função da greve dos policiais civis
A Polícia Militar está assumindo a elaboração de flagrantes por determinação do governador Silval Barbosa (PMDB) em função da greve 100% da Polícia Civil. O primeiro flagrante registrado pela PM aconteceu agora pouco em Barra do Garças (503 km de Cuiabá), onde um homem foi preso em flagrante arrombando uma residência. O alarme tocou e o proprietário chegou a tempo de pegar o acusado na residência com uma chave de fenda na mão e foi encontrada uma janela arrombada. 
Flagrantes feitos pela PM são ilegais e poderão ser anulados, avalia OAB
Da Redação - Julia Munhoz
Foto: ReproduçãoClaudio Stábile - presidente da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Mato GrossoClaudio Stábile - presidente da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Mato Grosso
A determinação do governador Silval Barbosa (PMDB) de que a Polícia Militar efetue os flagrantes em todo o Estado, já que a Polícia Civil paralisou totalmente as atividades, é considera ilegal e todas as prisões poderão ser anuladas judicialmente, explicou o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso, Cláudio Stábile.

“Essa medida é ilegal. A Lei prevê que é competência da Polícia Judiciária Civil efetuar o flagrante e apurar. O que vai acontecer é que essas prisões serão declaradas ilegais e não vai resolver”, ponderou Stábile, em entrevista ao Olhar Direto, por telefone.

Silval diz que solicitará reforço de militares e outras instituições para suprir paralisação de policiais civis

Da Reportagem Local - Laura Petraglia / Da Redação - Lucas Bólico
Foto: Laura Petraglia/ODSilval deu a declaração durante visita ao Lar dos Idoso Bom Jesus de CuiabáSilval deu a declaração durante visita ao Lar dos Idoso Bom Jesus de Cuiabá
Em entrevista exclusiva ao Olhar Direto, o governador Silval Barbosa (PMDB) anunciou que irá tomar medidas drásticas para manter o policiamento após o anúncio de que os policiais civis paralisaram as atividades em 100%. Silval pretende aumentar o contingente de policiais militares e solicitar ajuda a outras instituições de Segurança Pública.

A declaração do governador foi feita durante visita ao abrigo de idosos Bom Jesus de Cuiabá nesta manhã. A maior preocupação é mesmo com os plantões. O governador se reúne ainda hoje, às 9h, com o secretário de Segurança Pública, Diógenes Curado, e com a parte administrativa do governo para tentar montar o esquema policial que deverá tentar suprir a ausência dos policiais civis.

Fonte: Site Olhar Direto/MT

Comentários