Deputado de Mato Grosso sugere celular em viaturas da PM para agilizar atendimento.

O Estado de Goiás, que já dispõe do serviço, conseguiu reduzir em 4 minutos o tempo médio de atendimento


Reduzir o tempo para que a polícia chegue ao local de uma ocorrência. Este é o objetivo da indicação apresentada pelo deputado estadual Mauro Savi (PR), por meio da qual ele sugere ao Governo do Estado a disponibilização de aparelho de telefone celular em viaturas com os respectivos números estampados na parte externa das mesmas.
Com base em informações da Polícia Militar do estado de Goiás, pioneiro na disponibilização desse equipamento, o tempo médio para se chegar ao local da ocorrência diminuiu em 4 minutos. Além disso, 10% das chamadas estão sendo feitas diretamente a um telefone celular, sem passar pela central do “190”. 

Para o parlamentar, a medida sugerida é ágil, rápida, barata e eficiente. “Apesar da eficiência do ‘190’, há uma demora até a localização de uma viatura que esteja próxima ao local do fato. Agora, se a população tiver um meio para comunicar diretamente ao polícia que está fazendo ronda nas proximidades a eficiência com certeza será maior e com isso podemos reduzir danos e sofrimentos. Às vezes, um minuto faz muita diferença”, argumentou. 

Mauro Savi ressalta que tem consciência de que a medida proposta não vai resolver o avanço da violência em Mato Grosso, que é alarmante e se não está fora de controle, está próximo de tal. Prova disso é que o Estado, de acordo com pesquisa da Unesco, figura entre os mais violentos no ranking nacional e a capital Cuiabá é a terceira mais violenta do País e a campeã no aumento em numero de homicídios contra os jovens. 

“O objetivo desta indicação é obter uma segurança pública mais célere. Considerando que as viaturas fazem constantes rondas e nas mais diversas regiões, a ligação poderá acontecer no momento do fato ou logo após o mesmo. Ambas as hipóteses são positivas, pois caso não coíba as ações criminosas poderá resolvê-la num prazo inferior”, argumentou o deputado. 

Fonte: Assessoria de Gabinete/ Assembléia Legislativa de MT 

Comentários